quinta-feira, 24 de julho de 2014

Afinal, que tipo de pessoa somos?




Eis o que se pretende saber com o desafio/convite lançado.

A Sandra, lançou o repto, fez o convite que aceitei com muito prazer.

Eis as questões:

O mundo seria muito mais feliz se ...

... a Paz campeasse, se justiça fosse palavra de ordem, se a pobreza fosse passado, se a honestidade fosse um dogma, se a esperança tivesse lugar num mundo que se desmorona.

 Uma amizade é realmente importante quando ...

... representa o ombro disponível, o abraço aconchego das horas más. Quando  aceita o Outro com virtudes, mas também com defeitos, quando diz "presente" sem que haja necessidade de chamamento, quando a  partilha vai para além disso e passa a ser uma verdadeira comunhão.
 
 Paciência e tolerância são para mim ...

... paciência, uma bênção quando direcionada para aquele que dela carece. Tolerância, em muitos casos uma violência difícil de transpor.

Algo que me irrita profundamente é ...

... o nariz arrebitado, a arrogância, a mania da superioridade, o desrespeito pelos mais fracos, a exploração do homem pelo homem, a cara que se vira áquilo que incomoda, o sorriso que é negado, a palavra que não é dita, o coração que se fecha. 

 Acho que as pessoas mais humildes ...

... têm a capacidade de dar verdadeiras lições de vida, de humanidade. Têm a capacidade de ser felizes com pequenas coisas, de ser gente autêntica e genuína.
 
Quando o dia amanhece nublado eu ...

... penso que o sol existe. Ainda que encoberto não deixou de nos acompanhar.

Uma qualidade indispensável nas pessoas é ...

... a humanidade, por oposição à indiferença. Uma forma de estar na vida que esconde um mundo de consequências que fazem a diferença. 


Convido a participar a Nadine,  e a Helena.

 

4 comentários:

  1. Gostei imenso das suas respostas, GL. Comoveram-me, devo dizer. Uma pessoa que se importa. E precisamos tanto de gente assim...
    Um beijinho grande e abraço apertado.
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou, sinto e penso assim, Sandra, apenas isso.

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Obrigada, GL.
    Já cumpri a minha parte, evitando lê-la antes de dar as minhas respostas, que o cérebro às vezes prega-nos a partida do mimetismo...
    :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena,
      Eu é que agradeço que tenha aceite o convite. Como pode imaginar lembrei-me, de imediato, em si.
      As respostas? Retratam a pessoa que se mostra a cada dia que passa. :)

      Beijinho.

      Eliminar