domingo, 20 de setembro de 2015

Magia vs mistério!

Que Corpos são estes que assim vivem, sentem, transmitem o flamenco? Que elegância de movimentos, que sensualidade, que arte é esta?
 

 
Que Alma, que Sensibilidade, que Dom é este?
Não sei, não tenho respostas, apenas certezas. A certeza de que este Dom é único. Algo de inimitável, algo que está vedado àqueles que não o transportam nos seus genes.
E eu deliciada sempre que o vejo dançar.
E eu num espanto, que não acaba, sempre que (re)visito Carmen Amaya, um dos nomes maiores de flamenco.
 
Aqui fica, para aqueles de vós que o apreciem tanto como eu.
 
BOA SEMANA!
 

28 comentários:

  1. Respostas
    1. É uma maravilha, sem dúvida!
      Bjs, Graça.:)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Tem som, João, não consegues ouvir? Não sei o que se passa. Será problema do teu computador? Ainda ninguém se queixou.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Uma dádiva que me faz recordar o que dizia um amigo recentemente no final de um concerto de Placido Domingo - "não somos todo iguais coisa nenhuma!!"
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço minhas as palavras do teu amigo, Pedro, não posso estar mais de acordo com a opinião dele. Há abismos que nos separam, e a diversos níveis, de raças, etnias, etc.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Camarón de la Isla, o Grande; La Macanita, cigana puríssima; Miguel Poveda; Rocío Molina, baila de forma surreal, prepare-se; Pastora Gálvan e María Toledo. Chega, para se entreter nos próximos tempo.

    O flamenco não é só canto e dança, é muito mais do que isso, é um estilo de vida.

    Beijinhos nossos.t

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para os próximos tempos chega, mas se vierem mais umas sugestões tanto melhor.:)
      Dos nomes enviados conheço, e admiro de forma incondicional, o
      Miguel Poveda. Que dom tem aquele Homem, sabes dizer-me?

      Gostei muito do último parágrafo: "O flamenco não é só canto e dança, é muito mais do que isso, é um estilo de vida".
      Ora, nem mais!:))

      Obrigada pela valiosa partilha.:)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. É uma arte não ao alcance de todos.
    Um ritmo contagiante, uma coreografia muito própria, um espectáculo.

    Permite-me fazer publicidade, da boa. Durante dois dias, 23 e 24 de Setembro sempre às 21h30, o Flamenco vai estar em destaque no Fórum Municipal Romeu Correia, Almada. Numa iniciativa da Autarquia.
    No dia 23 é apresentado Felah-Mengus de Jesus Herrera y su cuadro flamenco, um espectáculo que faz uma incursão pelos "palos" flamencos mais antigos e tradicionais.
    No dia 24 Café Cantante, que traz o flamenco em 3 das suas manifestações artísticas principais: guitarra, canto e baile.

    Viva o Flamenco!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um espectáculo único, convenhamos. Único na beleza, na magia, na elegância e na sensualidade.
      Obrigada pela informação acerca dos espectáculos, a isso chama-se serviço público.:)
      Gostava imenso de ir, mas não me deve ser possível.
      Beijinho

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Uma Mulher única e que, por isso, conseguiu a Imortalidade.

      Bjs

      Eliminar
  7. Nem no Mac tenho som e está no máximo ( o volume ) !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena!
      Por que será, João, não faço ideia.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Virei noutra altura espreitar melhor... pouca net... e o vídeo aos soluços, em contínuo...
    Mas é daqui do local, onde estou, mesmo...
    Beijinhos! Continuação de boa semana!

    Impressão minha... ou tudo por aqui, está mais bonito?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A porta está sempre escancarada para os Amigos! Ora, faça o favor de entrar sempre que lhe aprouver.

      Deu pela mudança? :) A ideia era precisamente essa, que ficasse mais bonito, mais sóbrio. Será que consegui o objectivo? :)

      Eliminar
  9. Boa tarde G.L.,
    Também sou grande apreciadora de flamengo (habituei-me a ouvi-lo na infância num rádio pequeno que tínhamos em casa - quase na fronteira espanhola - ) e desde logo me apaixonei pelo som e ritmo Mais tarde a dança que cativa, que deslumbra, que também não sei definir que dom têm os ungidos que tal espectáculo nos proporcionam!
    Adorei o vídeo!
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ailime,

      O flamenco é mágico!
      Sempre gostei, e cada vez gosto mais. Há coisas assim!...

      Gosto particularmente deste vídeo.:) Fico deslumbrada perante o corpo de Carmen Amaya, uma Mulher que não se limita a dançar, que ondula, numa suavidade/sensualidade inimitável.

      Beijinho.

      Eliminar
  10. Magia pura. Magia de movimento, emoções à solta. Gostei imenso!
    Obrigado por este belo momento!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, não é, Carpe? :):) Magia pura, nem mais.

      Beijinho.

      Eliminar
  11. ~~~
    Já gostei mais do flamengo, uma dança intimamente relacionada
    com a «festa brava», que afualmente é uma tradição desumana
    repudiante.

    ~~~ Beijinhos, ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Majo,

      Quer o flamenco, quer a tourada, são tradições espanholas, mas tanto quanto me parece não intimamente relacionadas entre si.

      Respeito, se respeito, quem não aprecie touradas - ou qualquer outra coisa -, mas quando se aborda esta questão coloca-se-me de imediato uma dúvida: se acabarem as touradas o que sucede aos touros de lide? Todos sabemos que estes animais são criados, apenas e só, para o toureio, logo...? Estaremos, assim, perante uma espécie em vias de extinção?!

      Beijinho, Majo.

      Eliminar
  12. Amo de paixão flamenco. Emociono-me de verdade. Ópera/opereta também tem esse efeito em mim, Solos de piano idem Solos de saxofone são a minha perdição. Não sou normal, portanto.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é, não!:)
      Essa abrangência de gostos por estilos de música tão diversos faz de si, Maria, uma pessoa especial.:))

      Abraço.

      Eliminar
  13. Sem dúvida... paixão... no seu melhor!
    Finalmente, consegui apreciar o vídeo, que não consegui ver, enquanto estava na Ericeira!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que tal, não valeu a pena?
      Lindo, mas isto para mim, claro!:)

      Beijinho

      Eliminar